I Fórum de Criação para a Literacia em Saúde na Universidade do Porto | Nudging: A Programação de Comportamentos na Saúde Pública

Ciclo de Palestras: Fórum de Criação para a Literacia em Saúde na Universidade do Porto

Edição: I

Palestra: Nudging: A Programação de Comportamentos na Saúde Pública

por Ana Rita Pedro, Escola Nacional de Saúde Pública; Diogo Gonçalves, Nudge Portugal; Margarida Braga, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
Data: 22 de maio de 2018 às 14:30
Local: U.Porto Media Innovation Labs (Praça Coronel Pacheco, 15)
Público-alvo: Estudantes, Docentes/Investigadores e Público em geral interessado no tema.
Entrada livre, mas sujeita a inscrição em https://goo.gl/forms/8wserjlWnrFkFLIQ2

Sobre a palestra:
A economia comportamental é uma técnica desenvolvida por psicólogos e economistas e tem como objetivo condicionar comportamentos de consumo. O princípio baseia-se nos estudos comportamentalistas de Daniel Kahneman e no estudo de Richard Thaler sobre o comportamento económico do indivíduo, que lhes valeu o Nobel da Economia em 2002 e 2017, respetivamente. Atualmente, a Nudge Portugal, em parceria com os grupos Médis e Lusíadas Saúde, vai avançar com projetos na área da economia comportamental aplicada à saúde.

O LACLIS desafia-se a criar um debate em torno do paradigma atual da literacia em saúde, fazendo um levantamento de necessidades no contexto específico da saúde mental, e as possibilidades de resposta a essas necessidades através do Nudging. Pretende-se ainda perceber e discutir se este ramo, relacionado com a economia comportamental, pode ser um motor para aumentar a tomada de decisões conscientes, ou se limita a liberdade do indivíduo, não contribuindo para a promoção da literacia em saúde da população.

A discussão contará com o fundador da Nudge Portugal, Diogo Gonçalves, a investigadora em literacia em saúde, Ana Rita Pedro e ainda a professora Margarida Braga, psiquiatra, que trará contributos da sua investigação e boas práticas na promoção da saúde mental.

Sobre os oradores:

Diogo Gonçalves. Fundador da Startup Nudge Portugal

Tem formação em psicologia social e experiência de investigação nas áreas de comportamento do consumidor e economia comportamental. É o fundador da Nudge Portugal, criada em setembro de 2017 e trabalha com instituições privadas e públicas que querem aplicar a ciência comportamental para melhorar os seus resultados sociais e económicos.

As suas áreas de investigação são: Economia Comportamental, Economia Experimental, Comportamento do Consumidor, Comportamento Organizacional, Análise de Dados.

Ana Rita Pedro. Investigadora em Literacia em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública

É, desde 2006, Investigadora da Escola Nacional de Saúde Pública, no Departamento de Políticas e Administração de Saúde. É Licenciada e Mestre em Política Social e está a terminar o Doutoramento em Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade de Lisboa, focando a temática Literacia em Saúde.

Colabora atualmente com o Ministério da Saúde na operacionalização do Programa SNS+Proximidade, mais concretamente na construção de uma Rede Inteligente de Promoção de Literacia em Saúde.

As suas áreas de investigação são: Literacia em Saúde, Knowledge Translation, Políticas de Saúde; Gestão da Informação em Saúde; Decisão Partilhada em Saúde; e Tecnologias de Informação e Comunicação como ferramentas de promoção de Literacia em Saúde.

Margarida Braga. Psiquiatra. Professor Auxiliar da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Docente responsável nas disciplinas de Comunicação Clínica I e II, e Psicologia Médica. Docente do Programa doutoral Em Neurociências Básicas, Neurociências Clínicas e Saúde Mental da FMUP. Investigadora do I3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, Porto e do CES – Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra.

É membro fundador da Sociedade Portuguesa de Comunicação Clínica em Cuidados de Saúde, Deputy Representative no International Society for Communication in Healthcare (EACH) e coautora de um Manual de Competências de Comunicação Clínica editado pela Fundação Calouste Gulbenkian em 2012. Membro do Board of Directors da European Society for Traumatic Stress Studies ESTSS desde 2016.

É psicoterapeuta e supervisora em Psicoterapia Cognitivo Comportamental acreditada pela Associação Portuguesa de Terapia Cognitivo Comportamental.